Quem sou eu

Minha foto
Sou professora de Educação Infantil, e nas horas vagas faço algumas decorações. Contatos por e-mail: primiorim@ig.com.br

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Projeto Brinquedoteca

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL.
ALUNA: Patricia Helena Almeida Miorim.
PROFª:Tânia Fortuna



BRINQUEDOTECA



DEFINIÇÃO


É um local onde as crianças podem estudar brincando, aprender criando, cantar se expressando, ouvir meditando e contar histórias se divertindo, descobrindo... É um lugar para ser feliz, em que o direito de brincar está garantido, É um espaço alternativo no qual a criança tem acesso a diferentes jogos, sem precisar compra-los, e pode brincar livremente. É um espaço mágico, de fantasia. É um sonho real. É um laboratório onde a criatividade se transforma em aprendizagem. É um local destinado a brincadeiras para crianças de todas as idades, à expressão da linguagem infantil, ao pleno desenvolvimento da criança, ao encontro e a socialização, ao trabalho em equipe e à socialização, ao trabalho em equipe e a confecção e restauração de brinquedos.


OBJETIVO


Estimular a criança a brincar livremente, com acesso a uma grande variedade de brinquedos em um ambiente especialmente lúdico, no qual a criança tem oportunidade d se relacionar com o grupo de forma agradável e prazerosa, livre do formalismo.
É um espaço onde tudo convida a explorar, sentir e experimentar. Na brinquedoteca, brincadeira é coisa séria.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


1. Abastecer a escola de brinquedos, materiais e jogos necessários às atividades pedagógicas.
2. Educar os pais na escolha de brinquedos.
3. Estimular o diálogo entre pais e filhos por meio de jogos.
4. Dar valor ao brinquedo e as atividades lúdicas e criativas.
5. Possibilitar o acesso da criança a uma variedade de brinquedos.
6. Estimular o desenvolvimento integral das crianças, desfazendo preconceitos.
7. Ensinar a utilização dos brinquedos e a socialização do seu uso.
8. Desenvolver hábitos e responsabilidades.
9. Colabortar para que as crianças brinquem espontaneamente.
10.

QUANDO SURGIU A BRINQUEDOTECA?

*A brinquedoteca surgiu em Los Angeles por volta de 1934, na época da grande depressão economuca americana. Tornou-se conhecida como Toy Loam.
* Em 1963, desenvolveu-se e expandiu-se na Suécia com a seguinte denominação: Lkotec.
* As bibliotecas de brinquedos surgiram na Inglaterrra em 1967, como Toy Libraries.
* Em 1987, no Congresso Internacional de Toy Libraries, em Toronto, no Canadá, foi questionada a adequação do nome Toy Libraries.
* Logo depois, muitas delas se tornaram Centro de recursos para a família.


NO BRASIL


Em 1971, na inauguração do Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, em São Paulo, foi realizada uma grande exposição de brinquedos pedagógicos. Em 1973, este setor implantou o sistema de rodízio de brinquedos e materiais pedagógicos, a ludoteca. Os brinquedos passaram a ser utilizados nos moldes de uma biblioteca circulante. Em 1984, foi fundada a Associação Brasileira de Brinquedos – ABB, que se tornou um espaço mágico de brinquedos e brincadeiras.
A IMPORTÂNCIA DO ATO DE BRINCAR


Brincar é gostar de viver. É bom e importante para o desenvolvimento motor, afetivo, social e psíquico da criança. Quando brinca com brinquedos originais, espontaneamente e sem medo de errar, ela adquire conhecimento, além de criar o hábito de se ocupar. Ao brincar em meio a danças, cantigas e poemas, lendas, mitos,m os seres imaginários apontam para a nossa sabedoria e nosso pensar o mundo.


BRINCAR: é o ato de dar vida a objetos e imagens.


BRINQUEDO: é um objeto que serve para as crianças brincarem.


BRINCADEIRA: é o ato ou efeito d brincar.


JOGO: é uma brincadeira com regras definidas que estabelece quem vence e quem perde e envolve uma premiação ou o simples prazer da participação.


COMO MONTAR UMA BRINQUEDOTECA


O local deve ter infra-etrutura adequada (de acesso fácil, seguro, arejado, com banheiro) para armazenar e expor os brinquedos e receber as crianças, os professores e os pais. É importante ter uma área externa para brincadeiras ao ar livre, como o correr e pular, e para realizar atividades com água, areia, tinta e argila. O trabalho é voluntário e as instituições recebem doações de brinquedos usados e novos.
Os recursos são gerados por meio de eventos, cursos, workshops, palestras e confecção de brinquedos em oficinas, como também coleta de jornais, revistas para reciclar e campanhas periódicas.

PLANEJAMENTO DOS ESPAÇOS



É preciso planejar bem os espaços da brinquedoteca para possibilitar a realização das oficinas e das brincadeiras internamente e ao ar livre, o que favorece as atividades de leitura, relaxamento, oração, histórias, música e dança. Podem ser subdivididos assim: espaço das brincadeiras, espaço da música, espaço do faz-de-conta, espaço do atendimento e espaço da¨sucadoteca¨.


REGISTRO



É um livro em formato de diário onde tudo deve ser registrado, desde o cadastro de brinquedos e usuários até os acontecimentos do dia-a-dia, como reuniões de pais, eventos do calendário escolar, aniversários.... O uso do computados facilita a criação de um banco de dados para controle de empréstimo de brinquedo e cadastro de associados.









QUAL FOI SEU PRIMEIRO BRINQUEDO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário