Quem sou eu

Minha foto
Sou professora de Educação Infantil, e nas horas vagas faço algumas decorações. Contatos por e-mail: primiorim@ig.com.br

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Projeto Mundo encantado do faz de conta!

Escola de Ensino Fundamental Crescer- Educação infantil:

Título do Projeto:Mundo encantado do faz de conta!

TEMA: Era uma vez... .

JUSTIFICATIVA:
Atualmente, as crianças estão dando muito mais atenção para televisão, vídeo game, jogos eletrônicos e computadores. A questão da imagem é fascinante e está sendo extremamente explorada com o mais eficiente meio de comunicação.
De acordo com as teorias mais modernas da alfabetização infantil, o incentivo à leitura deve acontecer após a criança começar a falar. Os estímulos precisam ser graduais, à medida que o tempo passa, da mesma forma que outros recursos, como brincadeiras e jogos.
Para isso, o papel fundamental do professor é enfatizar ou resgatar esses hábitos, oferecendo material farto e atraente, afim de desenvolver o prazer de ler.
Deve-se estimular a criança a procurar a leitura não só pelo prazer, mas também como uma forma de se informar e de se comunicar com o mundo.
Fazer com que a criança adquira o hábito da leitura , criando uma nova postura de agir e pensar o mundo que a rodeia, assumindo uma atitude de transformação ativa no meio em que está inserido.
O presente projeto se justifica através do compromisso de ensinar os alunos sobre a importância da leitura, oportunizando-lhes o reconhecimento de que é muito importante para o futuro.

QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS:
• O que é livro?
• O que aparece no livro?
• O que é página?
• Quais os tipos de livros que exite?

OBJETIVO GERAL:
Identificar personagens, palavras, figuras em cada livro que for apresentado.

CONTEÚDOS PRIORITÁRIOS:
• Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
• Ampliação do vocabulário.
• Teatros e dramatizações.
• Escrita espontânea.
• Interpretação das histórias.
• Criação plástica.
• Jogos matemáticos.
• Brincadeiras.

OBJETIVOS ESPECÍFICO:
• Estimular o aluno a desenvolver o interesse pela leitura.
• Divulgar trabalhos realizados pelos alunos.
• Desenvolver a criatividade dos alunos através das leituras.
• Registrar informações das histórias através de desenhos, fantoches e oficinas.
• Identificar nos livros aspectos da realidade.
• Fazer com que os alunos valorizem os livros, aprendendo a cuida-los.
• Realizar a releitura dos livros através de atividades dinâmicas.
• Perceber, ao pronunciar palavras as semelhanças dos sons.

PROGRAMAÇÃO:
Data de início:
Data do término:

ESTRATÉGIAS DE TRABALHO:
• Elaboração de painéis com desenhos das histórias.
• Varal de poesias.
• Leitura dos livros através de fantoches, teatro.
• Atividades plásticas relacionadas com os livros lidos.
• Dramatização, jogos e brincadeiras sobre os livros.
• Produção de textos coletivos através de objetos.
• Oficinas.
• Culinária.
• Jogos matemáticos.

BIBLIOGRAFIAS:





AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO GRUPO:
O projeto será considerado satisfatório se ao final do mesmo as crianças demonstrarem motivação ao ler um livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário