Quem sou eu

Minha foto
Sou professora de Educação Infantil, e nas horas vagas faço algumas decorações. Contatos por e-mail: primiorim@ig.com.br

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Projeto Explorando o Corpo Humano por dentro e por fora

TÍTULO: Explorando o Corpo Humano por dentro e por fora.

JUSTIFICATIVA:
Tão importante quanto conhecer o corpo humano anatomicamente, ou seja, entender como funciona a estrutura e o funcionamento do organismo é saber como podemos assegurar cuidados e garantir bem estar e longevidade.
Músculos, ossos, órgãos... nosso corpo é todo interligado por estruturas e sistemas, os quais devemos preservar desde muito cedo e ao longa da vida, com atitudes simples, mas que fazem toda a diferença. A amamentação, por exemplo, está entre um dos primeiros cuidados que se precisa ter com a saúde de um bebê. Os cuidados com os dentes também são imprescindíveis já na infância, pois as cáries podem vir a prejudicar a dentição de maneira definitiva. As vacinas, então! De maneira alguma devem ser esquecidas, pois previnem doenças que podem comprometer, irreversivelmente ou não, a saúde do nosso corpo.
A alimentação, por sua vez, merece atenção em absolutamente todos os estágios da vida de uma pessoa. Descuidar dela pode acarretar complicações bastante sérias, como a obesidade infantil, as doenças cardiovasculares na fase adulta, a osteoporose, entre outras.
O corpo humano é uma máquina fantástica que, como nenhuma outra, pode funcionar por cerca de 90 anos. Algumas dicas, porém, podem ser seguidas para que vivamos com mais qualidade de vida.
É essencial que as crianças comecem a percebê-lo e a compreendê-lo desde cedo. Tão importante quanto viver, é viver bem e ser feliz, pois saúde significa bem estar físico e mental.

OBJETIVO GERAL:
• Manter bons hábitos de higiene;
• Praticar atividades físicas;
• Ter uma alimentação equilibrada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Montar um esqueleto;
• Perceber a formação óssea do corpo humano;
• Verificar como são possíveis os movimentos dos seres humanos;
• Cultivar hábitos saudáveis;
• Pesquisar sobre questões pertinentes à saúde;
• Ressaltar a importância dos cinco sentidos;
• Demonstrar que alguns sentidos podem ser mais aguçados por pessoas “especiais”.
• Incentivar aos bons hábitos alimentares.
• Identificar as preferências alimentares dos alunos.
• Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos.
• Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde.
• Identificar cores, texturas e os diferentes sabores dos alimentos.
METODOLOGIA:
* Reconhecer as partes do corpo.
*Identificar as vogais nas palavras: CABEÇA, TRONCO, BRAÇO, MÃO E PÉ.
*Conhecer os sentidos.
*Confeccionar álbuns do corpo humano por dentro e por fora e dos sentidos.
*Realizar jogos como: quebra-cabeça, memória, forca, caça-palavras, cruzadinha, 7 erros.
*Brincadeiras.
*Atividades plásticas.
*Músicas.
*Origem dos alimentos.
* Vitaminas.
*Alimentos saudáveis, e não saudáveis.
*Painéis com figuras, desenhos.
*Transformação dos alimentos.
*Horta.

CULMINÂNCIA:
Apresentação do teatro dos alimentos para os pais.

AVALIAÇÃO:
O seguinte projeto será considerado satisfatório se ao final do mesmo os alunos perceberem a importância de um corpo saudável para uma vida longa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário