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Sou professora de Educação Infantil, e nas horas vagas faço algumas decorações. Contatos por e-mail: primiorim@ig.com.br

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Projetos Cuidando do Nosso Planeta.

TÍTULO: Cuidando do Nosso Planeta.

JUSTIFICATIVA:
À medida que o ser humano aumenta a sua capacidade de intervir na natureza, utilizando seus recursos tecnológicos para extrair do meio ambiente tudo aquilo que deseja. O uso indevido dos recursos não renováveis ou a poluição dos recursos renováveis são fatores que ameaçam a sobrevivência dos seres. Existem vários fatores que contribuem para a degradação da natureza, são eles: esgotamento do solo, poluição sonora provocada por barulho de automóveis, máquinas etc, poluição do ar da água e dos solos, destruição da camada de ozônio e muitos outros. Este projeto busca formar o senso crítico na criança, estimulando-a retirar da natureza somente o que é necessário para sua sobrevivência, mostrando para as crianças que o meio ambiente não pertence a elas, mas que elas estão inseridas nele.
O cidadão que se preocupa com o ambiente em que vive precisa mudar sua forma de pensar e passar a agir com responsabilidade, sensibilidade e respeito. O pequeno de hoje será o adulto empreendedor de amanhã, se não formar uma consciência da importância de cuidar da natureza com cautela, irá agir de forma mesquinha, utilizando a natureza de forma desordenada e gananciosa, se for responsável e consciente irá se integrar ao meio ambiente, tornando-se parte dele só retirando dele aquilo que realmente necessita.
Nós educadores devemos buscar a construção de uma consciência crítica pelos alunos, de modo a formar cidadãos éticos e humanos. É muito importante orientar as crianças a lidar com a natureza, tendo como objetivo despertar nos pequenos uma postura crítica frente à realidade das informações e os valores trazidos de casa ou veiculados pela mídia, pois os assuntos ambientais não são apenas de interesse individual, mas do coletivo, ou seja, é de interesse de todo planeta.
Este projeto busca ampliar as noções já elaboradas das crianças sobre o meio ambiente, nas suas mais variadas formas, pois a gente só protege e cuida daquilo que conhece e ama, é mais do que ensinar a criança a não poluir é educar o pequeno para que corrija aquele que ainda não aprendeu a tratar a natureza com o respeito que ela merece. Como nos dias de hoje estamos sempre com pouco tempo para realizar todas as tarefas que precisamos fazer, tendo pouco ou nenhum tempo dedicado a cuidar da boa alimentação, descanso e lazer, as indústrias criam novos meios de “facilitar” nossa vida, fabricando produtos em embalagens descartáveis que consomem matéria–prima e arrasam a natureza, cabe ao educador despertar na criança o patrulheiro ambiental, que irá fiscalizar e proteger a natureza.
OBJETIVOS GERAIS:

*Investir na mudança e transformação do pensamento, visando uma qualidade de vida que se relacione com a preservação da natureza;

*Conhecer e integrar as diferentes formas de caracterizar o meio ambiente;

*Adotar postura crítica, dentro e fora da escola, que vise interações construtivas com o meio ambiente;

*Identificar a necessidade real de extrair elementos da natureza da ganância destrutiva, a fim de preservar o meio ambiente;

*Valorizar a diversidade ambiental;

*Identificar-se como parte integrante (e importante) na formação do meio ambiente;

*Desenvolver valores e atitudes de respeito com a natureza;

*Despertar a consciência ecológica de preservação e respeito pela natureza, através do reaproveitamento de materiais;

*Conscientizar a criança da importância das plantas e da natureza, mesmo no ambiente urbano;

*Identificar a utilidade das plantas e da natureza na saúde, na produção de remédios e na alimentação do ser humano;

*Conhecer o desenvolvimento das plantas e o que necessita para sobreviver;

*Apreciar a natureza que nos rodeia.

*Conscientizar os alunos da importância de selecionar o lixo bem como suas
possíveis transformações;

*Perceber o lixo como matéria-prima na produção do artesanato alternativo;

*Identificar que o lixo descartável pode servir de fonte de renda para famílias carentes, desenvolvendo assim a sua dignidade de pessoa humana capaz de transformar a realidade que a cerca.

METODOLOGIA:

*Atividades orais e escritas;
*Plantio de diferentes mudas;
*Floreira;
*Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
*Brincadeiras;
*Músicas e Danças;
*Móbiles;
*Culinária (apresentação de chá);
*Pinturas, Dobraduras e Recortes;
*Matérias recicláveis (sucatas);
*Histórias com fantoches;
*Confecção de livros;
*Técnicas de pintura;
*Massinha de modelar;
*Painéis;
* Conversação, debate, pesquisa e atividades que motivem a descoberta do meio;
*Separação do lixo seco e orgânico;
*Experiências
*Construção do Zé cabelo;

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